top of page

ARTIGOS

Você conhece a expressão V.U.C.A?
E o que isso tem a ver com a COVID-19?
 
Março de 2020 - Por Celso Pegorim
Imagem VUCA.png

Você conhece a expressão V.U.C.A.? E o que isso tem a ver com o COVID-19?

Talvez nunca antes  se pode entender o conceito V.U.C.A. de maneira tão intensa e realista como agora.

VUCA é um acrônimo formado por quatro características peculiares presentes em cenários como este em que estamos vivendo: Volatilidade (Volatility), Incerteza (Uncertainty), Complexidade (Complexity) e Ambiguidade (Ambiguity).

O termo surgiu por volta de 1987 a partir das teorias de liderança de Warren Bennis e Burt Nanus, e continua muito atual muito porque sua atualidade lhe tem sido conferida e reforçada pelos sucessivos acontecimentos de impactos globais dos quais temos sido testemunhas protagonistas nos últimos anos. Os eventos são inúmeros e incluem as recentes pandemias que têm assolado a humanidade.

Em conjunto, os elementos VUCA descrevem a natureza e as condições de situações complicadas como essa que estamos vivendo em meio à Pandemia do Covid-19.

O conceito que se originou a partir da necessidade de entender e descrever as condições resultantes da  "Guerra Fria" e  passou mais recentemente a ser adotado em muitos ou quase todos os setores da sociedade porque serve para orientar o planejamento estratégico e as ações de liderança com vistas a fortalecer a efetividade da gestão de crises e do planejamento de esforços de recuperação em situações de pós-desastres.

VUCA tem o propósito de aumentar o significado estratégico sobre como orientar o comportamento de grupos e indivíduos nas organizações e comunidades a partir do reconhecimento das suas quatro grandes vertentes: 

V = Volatilidade: refere-se à natureza e a dinâmica das coisas como ocorrem, refere-se também à natureza e à velocidade de intercorrência das forças de mudança e dos catalisadores das mudanças.

U = Incerteza: é conferida pela falta de previsibilidade, de perspectivas claras e do senso de conscientização e compreensão de questões relacionadas aos eventos.

C = Complexidade: diz respeito à multiplicidade de forças interatuantes e interdependentes e  desdobramentos.  Trata das ligações entre os elementos em redes de causa e efeito que desencadeiam outros sistemas de causa e efeito muitas vezes em relações não lineares.

A = Ambiguidade: talvez seja a melhor maneira de definir como a realidade pode ser obscurecida por interpretações contraditórias provocadas pelos significados e interesses individuais que muitas vezes são aspectos irreconciliáveis com os interesses de outros. Na confusão sobre as relações de causa e efeito reside à gênese da ambiguidade.

O entendimento do conceito VUCA como ele foi concebido originalmente nos faz, em primeiro lugar, perceber as circunstâncias com foco no problema e com foco naquilo que nos coloca na desconfortável posição de vitimas conscientes e passivas do acaso ou da mercê dos fatores perversos e incontrolavelmente desobedientes.

Diante disso, o que podemos fazer?

A resposta pode não parecer simples, e não é: Ter o conceito VUCA ressignificado como resposta eficaz aos acontecimentos, ajuda a e aumentar a nossa capacidade de olhar mais objetivamente para o futuro, de planejar as ações e de  seguir adiante de maneira mais decisiva e diligente.

Ao redefinir os elementos do conceito VUCA, ele passa a funcionar como a "Estratégia V.U.C.A." de respostas efetivas nas situações de alta demanda.

 

                              VOLATILITY (Volatilidade)   =   V   =   (Visão) VISION

                                 UNCERTAITY (incerteza)   =   U   =   (Entendimento) UNDERSTANDING

                                     COMPLEX (Complexo)   =   C   =   (Coerência) COHERENCY

                            AMBIGUITY (Ambiguidade)   =   A   =   (Agilidade) AGILITY

 

Com a licença de ser pouco detalhada a opção é atuar com a AGILIDADE que as situações exigem. Claro que isto tem o vício de ser um conselho fácil de dar e ser uma ação muito mais difícil de realizar... Ainda assim, Agilidade é a melhor maneira de se atender as urgências das questões que se impõem no universo VUCA.

A Agilidade com foco no que realmente precisa ser feito e na comunicação rápida, consistente, pontual, clara e detalhada é o que cria as possibilidades de um poderoso Entendimento que substitui as Incertezas relacionadas às circunstâncias que serão sempre muito Voláteis. Isso permite a melhor análise circunstancial e uma tomada de decisão mais coerente diante das Complexidades.

A Visão (VISION), o Entendimento (UNDERSTANDING) e a Coerência (COHERENCY) constroem as reais possibilidades de decidir, operar e comunicar com Agilidade (Agility).

Com o foco no momento atual, o que está sendo exigido das pessoas no enfrentamento das questões relacionadas ao COVID-19?  Quais são as necessidades de adaptação que estão sendo impostas ou requeridas?

Já com foco no futuro, como você planeja responder e agir no futuro diante das várias possibilidades que têm se apresentado? O que você fará para garantir uma adaptação mais efetiva às novas circunstâncias de vida em vista do que está aprendendo? Como você pode garantir entendimento e conciliação dos seus próprios pontos de vista ambíguos? 

bottom of page